domingo, 1 de março de 2009

Boxer - Higiene

O bóxer é um cão muito limpo, embora seja muito ativo e goste de terra. Ensine seu cãozinho, desde já, a fazer suas necessidades fisiológicas num único lugar. Inicialmente ele fará sujeira no seu local de dormir ou próximo dele, porque até ser entregue havia a mãe para manter o ninho completamente limpo. Há várias maneiras de treiná-lo a mudar essa prática.


A mais tradicional é forrar o chão com jornais na área onde ele vai ficar e trocar sempre que ele sujar. Aos poucos, vá colocando o jornal mais afastado, num cantinho, e ele naturalmente vai procurar esse lugar para sujar, pois os cães preferem os locais absorventes como sanitário. Quando esse hábito estiver consolidado, desloque o jornal para o lugar definitivo e mostre a ele.

Sempre mantenha o local do cão limpo, isso o habituará a gostar da higiene. Sempre que você estiver perto, elogie quando ele fizer as necessidades no local certo. Não fale nada se fizer no local errado, apenas limpe e não dê atenção para o cão. Brigar é uma forma marcante de dar atenção e ele pode gostar disso. Morando em apartamento, não adestre seu cão a fazer as necessidades apenas "lá embaixo". Se você não puder descer com ele todos os dias ou atrasar ocasionalmente, ele reterá a urina e as fezes e isso pode provocar um mal maior.
Agradecimentos ao CANIL URUMARANA

3 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional, parabéns pelo post. Adorei a foto! Só faltou o título do post.

Abraços,
Marcus Aragão

Anônimo disse...

tenho 1 boxer cadela com 3 anos foi educada paralelamente com outa que tem 7 anos, a mais nova faz as necessidades no canil e ate ja descobrimos que por vezes ingere as fezes e patinha as mesmas, a outra fica irritada pois e muito assiada e fica incomodada com a situaçao,vao fazer o passeio hig, e quando voltam a mais nova faz logo um xixi....

Boxer_Cão disse...

Se eu colocar jornal perto ele come tudo. O raça pra gostar de papel e papelão kkkkkkkk