segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Boxer - Escovar o pelo.


Escovar o seu cachorro e fortalecer a relação todos os cachorros devem ser escovados diariamente e não apenas para melhorar o pêlo e a pele. Ao escová-lo, ensina o seu cachorro a aceitar o toque e também torna mais forte o elo entre dono e animal de companhia. Irá ajudá-lo a conhecer melhor o corpo do seu cachorro o que pode ser bastante útil para detectar problemas de saúde nos primeiros meses de vida do seu cachorro.
Escovar continuamenteO seu cachorro deve ser escovado diariamente, independentemente do tamanho do pêlo. Isto não é tarefa difícil, já que a maioria dos cães adora ser escovado e acariciado, especialmente se for uma prática a que se habitue desde cedo.
Com a escova especial do seu cachorro, comece por escová-lo em sessões curtas, apenas o suficiente para tocá-lo uma vez em todo o corpo. Vá aumentando gradualmente a duração das sessões e quando ele aceitar o que lhe está a fazer e conseguir ficar quieto durante um certo tempo, pare e recompense-o. A recompensa poderá ser um passeio, um jogo ou uma refeição; assim o seu cachorro entende que vai ser premiado por ficar quieto, o que torna a escovagem mais fácil e divertida para ambos.
Escovar numa mesa: Se, de vez em quando, escovar o seu cachorro sobre uma mesa, ele vai habituar-se a esta posição, o que poderá ser útil quando for à tosquia ou ao veterinário.
Áreas sensíveis: A zona da cabeça do seu cachorro é muito sensível, por isso tenha especial cuidado quando escovar essa área. Se notar algum corrimento nas orelhas ou olhos, consulte o seu veterinário.
Se o seu cachorro começar a contorcer-se, segure-o firmemente com ambas as mãos até que pare. Fale com ele e felicite-o sempre que ele ficar quieto.

Um comentário:

Spike disse...

Eu adoro ser escovado.